terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PERGUNTA!

Gente!!! Recebemos nossa primeira pergunta!
Nossa amiga "Gabriela" tem um problema... Vamos ver no que podemos ajudar!
"Oi!
Então... Eu sempre uso o Yahoo respostas, mas as pessoas de lá acabam sacaneando... Vi seu blog pelo sorteio, mas acabei me interessando em perguntar.
Eu entrei numa empresa faz 4 meses... No começo todo mundo me tratou muito bem e foram muito simpáticos... Teve festa de fim de ano da empresa e todo mundo se divertiu muito... Claro que quando a gente está em um ambiente qualquer a gente acaba se apegando mais a algumas pessoas e comigo não foi diferente... Acontece que a minha amiga tem birra com uma outra mina (essa mina trabalha diretamente comigo) e a minha amiga é de outro setor... A questão é que essa menina acabou emburrando comigo também! E eu não fiz nada, nada mesmo! Ela me tratava bem e me ajudava com o serviço porque ela tem mais experiência que eu... Daí agora ela fica me dando indiretas o dia todo, reclama de tudo que eu falo e faço... Ela não é minha superior, mas isso me chateia...Eu fico insegura em responder... O que eu faço?"


É... Isso é uma situação bem delicada! O ambiente de trabalho nem sempre é leve. Nós podemos pensar em algumas soluções pra ti... Mesmo porque esse é um problema que eu passo e que a maioria das pessoas passa também, a gente nunca vai agradar a todos. Eu não costumo fazer indiretas porque acho coisa de criança, se não gosto da pessoa trato com respeito e educação, mas não me aprofundo nos assuntos. Infelizmente a maioria das pessoas não têm essa conduta (por infantilidade ou competição).
Você pode:
1) Responder a altura...
Essa opção é bem arriscada, já que pode lhe sair às avessas. Provavelmente você não será muito delicada ou sutil ao responder (bom, eu não seria). Então você pode passar de vítima para vilã num piscar de olhos! Ser a ruim da história; e acho que não é sua intenção (mesmo porque você nem tem culpa!)... Porém, se você conseguir ser sutil, delicada e educada é uma ótima alternativa! Pois vai deixá-la totalmente sem jeito.

2) Chamar para conversar...
Num momento propício, chame a "querida" para conversar. Seja franca, calma e diga o que sente. Explique que os atritos que as duas tem não incluem você. Que se ela não quer ser sua amiga tudo bem, mas que pare com essas indiretas, pois isso cansa qualquer Cristo. Esse tipo de gente não vai argumentar muito contigo, por que não há o que argumentar, se você não fez nada... Porém temos aí outro risco... Se a pessoa está com birra de você e é briguenta? Ela vai querer discutir e essa é a última coisa que você vai querer já que ela trabalha diretamente com você, pois se acontecer isso, além da fofoca que vai ser na empresa, as indiretas vão piorar, portanto analise bem o temperamento dela antes de tomar qualquer atitude... 

3) Ignorar
Na minha opinião a mais eficaz e segura de todas as opções. Parece bem difícil fazer isso, e é! Apesar de difícil é a melhor solução... As pessoas só ficam em nossas vidas se nós quisermos e apesar do convívio eu duvido muito que emocionalmente a bonitona seja muito relevante, ela é uma colega de trabalho e só. Uma hora ou outra ela (ou você) saíra da empresa... E o que vai sobrar disso? Será que vale a pena criar uma situação por uma pessoa dessas? A felicidade dela é conseguir te irritar, te provocar; quando ela perceber que não está surtindo efeito vai parar. Então ter um pouco de paciência, centrar-se no seu trabalho e ignorar, por mais difícil que seja... Muitas vezes a gente acha que não, mas as pessoas em volta percebem e quando você tem uma atitude dessas, digna de um adulto inteligente e centrado você acaba sendo admirada e a menina lá vai acabar ficando sem graça. Se você responder, pode sanar o problema mais rápido e apesar de ela merecer uma resposta bem dada (do tipo "Quantos anos você tem mesmo, QUERIDA?! *com muito sarcasmo*), você estaria fazendo como ela.

É claro que o comportamento humano se revela de muitas formas, eu coloquei minha opinião sobre o melhor a se fazer, mas antes de qualquer atitude analise muito bem o temperamento da outra, o ambiente de trabalho como um todo... Muitas vezes ser prudente (como estou sugerindo) não é a melhor opção, pois estamos falando de pessoas que são seres inconstantes e extremamente diferentes um do outro...
Veja qual opção melhor cabe a ti!
E quando ela te irritar, pense em coisas boas, em como você é linda, responsável e madura... Que não vale nem um pouco a pena se chatear com uma pessoa dessas... Quando acontece comigo, eu penso em doces (principalmente em maçã do amor e algodão doce!), flores, nas histórias dos livros que leio. E eu consigo me segurar! É, amiga... Você não está sozinha...  Estaremos sempre por aqui!













Espero ter ajudado...
Beeijos
Lis*


P.S.
"Gabriela" ainda não é seguidora do blog por ter poucas seguidoras ela ficou com medo de ser identificada, não fez questão do sorteio, mas diz que quando o blog tiver um número considerável de gente, ela vai seguir e perguntar outra vez!
Obrigada, Gabi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário