quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Quem precisa de Designers, NÉ?!

A maioria das pessoas, clientes ou não, pensam que fazer Design é uma tarefa fácil... Acham que cores, tipos e formas são esolhidas de forma aleatória, sem pesquisa ou conceito...
É difícil explicar às pessoas o que eu faço... Geralmente quando digo que sou Designer Gráfica as pessoas fazem cara de conteúdo e um comentário vazio do tipo "Ah, que bacana! É a profissão do momento..."; realmente é a profissão do momento, mas eu vejo na minha sala, por exemplo, que tem gente fazendo só por isso. Fora aquelas pessoas que ficam o dia inteiro fazendo tutoriais no Photoshop, os micreiros... Particularmente admiro essas pessoas, pois meu conhecimento no Ps não é dos melhores, mas a essência do Design se perde quando não há conceito, um  porquê de ser. E por incrível que pareça, elas se intitulam como Designers... É difícil concorrer com esse tipo de gente, pois os clientes não estão tão interessados em ter um trabalho bonito e que tenha resultado e conceito... Querem um trabalho barato. E agora é "chique" colocar a palavra DESIGN em tudo... Eu já vi tantas variações: "Hair Design", "Designer de Sobrancelha", "Cake Designer"... Isso é engraçado, pois o Design requer planejamento, estudo em cada projeto... Pode ser que estes profissionais tenham estudado e tudo mais... Mas colocam DESIGN só para ficar mais "Sofisticado"... Recebi um e-mail no dia do Designer (É, nós temos um dia!). E apesar de ser meio grosso, é um desabafo de quem trabalha na área...



















Meu professor sempre diz, "Ninguém fica RICO fazendo design... A menos que tenha muita sorte e talento...Mas se tem só sorte ou só talento consegue ter uma vida tranquila... Se não tiver nenhum, melhor fazer exatas!"
Eu acho que além de talento e sorte, tem que ter paixão... Pois é muito triste ver que tem gente competindo contigo que não tem formação e cobrando um preço tão ínfimo que não cobre nem o custo... É duro perceber que aos olhos dos clientes você fez apenas um desenhinho, uma firulinha... Que seu trabalho é desvalorizado...
Fazer marcas, folhetos, sites e qualquer coisa que o cliente deseje é algo que impõe disciplina, organização visual, harmonia cromática, tipografia adequada, muuuuuuuuuuita, mas muuuita pesquisa referencial, conceito... E tantas coisas... Eu queria poder explicar a todas as pessoas o que eu faço, mas não posso mudar o mundo... Então estou indo aos poucos... Tentei explicar para minha mãe, que achava que eu era desenhista (Pois é ¬¬, e eu nem desenho muito bem...). Fui à biblioteca e aluguei um livro que todo o cliente deveria ter... "Design para que não é Designer." Mostra conceitos básicos para quem não entende o que fazemos... Minha mãe aprendeu e hoje em dia ela tenta explicar para meus tios o que eu faço para que eles também sintam orgulho de mim...





















Meu irmão é o popstar, ele faz biologia... E eu sou a vagal, fico desenhando e contornando (vetorizando) os desenhos no computador... Mas mamãezinha está conseguindo fazê-los entender... Meu tio até me deu parabéns por um anúncio que eu fiz! Daqui a pouco ensino Gestalt pra ela!
Meu querido amigo Juliano me mostrou um vídeo muito engraçado sobre como os clientes agem com relação a nós... Está em inglês, para quem entende, ótimo... Para quem não entende eu tento explicar mais ou menos ai embaixo... Pois meu inglês também não é la aquelas coisas...




 


Make my logo bigger cream - Os clientes adoooram o logo enorme, mesmo que fique estéticamente péssimo...
Whitespace Eliminator - A área de respiro é muito importante, mas os clientes acham que é desperdício de espaço e querem encher tudo com informações poluentes.
Starburst Dust - Os clientes sempre querem adornar tudo com estrelinhas e coisinhas que não comunicam nada.
Spray para cores "melhores" - Os clientes adoram cores mais chamativas, mesmo que fique horrível!
The Emotionator - Os clientes acham que se colocarem imagens que emocionem, mesmo que não combine com o layout ou com o tema da empresa vão ter mais clientes...

E sabe que esse vídeo é extremamente real... Eu vivo isso todos os dias. Achei-o demasiadamente criativo... E adivinha quem fez? Designers, claro!!! O site que aparece abaixo lá é de uma agência de Design! Vale a pena conferir também!


Quando os empresários perceberem que ações de Design, Marketing, Publicidade, trazem retorno FINANCEIRO, quem sabe eles não comecem a valorizar mais o que fazemos!?
Afinal de contas, eu amo o que eu faço... E pra mim e pra Yumi só falta a sorte!!! ;)


Beeeijos
Lis*

Lis = CMYK
Yumi = RGB
Só pra quem é!!! =*



Nenhum comentário:

Postar um comentário